As maiores empresas brasileiras já utilizam de NPS para poder acompanhar satisfação dos clientes. É uma ferramenta que converte em métricas opiniões dos clientes sobre o atendimento, os produtos e os serviços. Cada coisa que uma empresa faz é retornado a elas por meio das avaliações que fazemos quando nos relacionamos.

Mas o que fazer quando colocamos uma caixa de texto e pedimos a opinião ao cliente? Quando pedimos para ele escrever o que gostou, o que não gostou e dar sugestões?
Quem vai ler esses feedbacks?
Quem vai classificar esses feedbacks?
Quem vai organizá-los como similares?
Quem vai categorizá-los por importância ?
Quem vai criar um funil de modificações e implementações baseados nesses  feedbacks?

A grande questão do NPS, e das avaliações numéricas, é que nunca tratam essas caixas de textos e os e-mails enviados com criticas e sugestões.

Quando estamos tratando de um pequeno volume de dados (100,200, 500), nesses casos podemos alocar uma pessoa e realizar essa tarefa. Mas quando esse volume de dados se transforma em 10.000, 100.000 ou 1.000.000, o que podemos fazer?

Pois já não é mais possível designar uma pessoa para realizar essa tarefa.
E o pior
: já que solicitamos uma gama enorme de informações aos clientes não é salutar, ignorar ou deixar passar tantos dados oferecidos.

Em uma época onde os dados são os grandes ativos de uma empresa: ignorá-los também significa perder oportunidades de vendas e de captação de novos clientes.

Para isso podemos utilizar uma inteligência artificial que pode interpretar esses dados, classificá-los e agrupá-los de forma com que facilite o entendimento desse  feedback.

É possível categorizá-los, da mesma forma, como um humano o faria. Entendendo o significado, a significância e agrupando em palavras diferentes, mas que contenham uma mesma mensagem.

Com isso podemos captar os diferentes insights necessários ao desenvolvimento de nosso negócio. Maximizando as vendas e otimizando a satisfação do cliente.

Se você quer saber mais sobre como utilizar de IA para modelar esses dados, fale com a GED & AP Tecnologia

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